segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Relatividade


Quando criança, Betina tinha a doce ilusão que a vida era uma simples equação matemática, onde tinha um resultado exato, afinal, era assim que tudo parecia naquela inocente mente de criança.

Se Silvinho e Malu se gostam, logo eles têm que namorar; ou se Daniel engana Theo, ele é uma pessoa má; Lula não tem estudo, logo não pode ser Presidente do Brasil.

Acontece, que um dia, Betina percebeu que a vida não era tão simples assim, havia algo que a complicava, ser adulto é difícil, e chegou a conclusão que melhor mesmo é ser criança... No entanto, Betina não podia recusar a crescer como o personagem “Peter Pan”, a vida não é um conto de fadas, e, enfim, percebeu que nada é absoluto, tudo é relativo.

E assim, Betina descobriu que gostar de alguém e este alguém gostar de ti, não é garantia para namorar e casar, porque esse “gostar” implica “n” fatores (as pessoas complicam), como, por exemplo, Silvinho acha que Malu não tem o mesmo nível social que o dele e apesar de gostar muito dela, não se sentiria confortável com a opinião das pessoas, ou, ainda que perderia a liberdade, já que namorar implicaria em dar atenção à namorada, e os amigos, as farras, a ostentação e outras “coisitas” mais, fala mais alto; tem ainda a versão que Malu é inteligente, agradável, e muito amada por Silvinho, só que Renatinha é popular, fashion, todos os homens babam por ela, é “status” namorá-la, afinal, os amigos vão ficar doidos ao saber deste relacionamento; e deste modo, o gostar fica fora de moda.

Ainda, que enganar alguém, nem sempre quer dizer que a pessoa seja má, Betina é partidária daquela velha frase “os fins (algumas vezes), justificam os meios”, mais uma vez comprova que o radicalismo não está com nada... Imagina o que é frustrar uma criança, ao dizer que o Papai Noel não existe, instigar determinadas ilusões faz bem para a saúde!

Quando Betina olhou, desacreditada, Lula recebendo a presidência do Brasil, ficou confusa, afinal, sempre estudou tanto... E, agora, de que serviria tanto estudo, se o cargo máximo do seu País pertence a uma pessoa assim??? E o pior, reeleito! Que exemplo, para um País famoso pela falta de educação, onde a minoria consegue um diploma... Pink Floyd caiu como uma luva: We don’t need no education...

Essas experiências de vida, só serviram para o amadurecimento de Betina, para seu crescimento, além de ajudar na maneira em que se relaciona com as pessoas... Saber que o justo é subjetivo, e que algumas vezes as injustiças acontecem (não se tem como evitar), restando apenas saber superar e seguir em frente, é uma forma de pacificar as relações.

Enfim, se todos (ou quase todos) tivessem essa mesma percepção, ajudaria bastante a melhorar vários fatores... E, Betina tornou-se uma pessoa melhor, pelo menos assim ela se descreve!

Mesmo não sendo um conto de fadas, a vida é bonita... Assim diz Betina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário